Carregando...

A saúde mental pode incidir na evolução do câncer

20/11/2018

A saúde mental pode incidir na evolução do câncer

Ao ser diagnosticado com câncer, é evidente o comprometimento da saúde física do paciente. Porém, muitas vezes é deixado de lado a importância do bem-estar psicológico durante o tratamento.  

Sofrer de uma doença como o câncer pode induzir o surgimento de outras patologias de caráter psicológico. De maneira específica, alguns fatores influenciam no estado emocional do paciente, servindo de reclusa também na iniciação do tratamento, ocasionando estresse e até mesmo depressão. 

Visto que em pacientes oncológicos existe o risco real e elevado de terem a saúde psicológica afetada, além do comprometimento da saúde física, é importante ficar atento a possíveis problemas. É comum que, além dos transtornos mencionados, apareça o mal-estar emocional ou sentimentos de ansiedade ou tristeza.

Esses problemas psicológicos agregam as complicações físicas do paciente. A depressão, por exemplo, pode levar o paciente a desistir do tratamento.  

De qualquer forma, é importante ficar alerta à saúde mental das pessoas diagnosticadas com câncer. Ao perceber sinais que interfiram no comportamento psicológico do paciente, é importante contar com o apoio de um psicólogo para auxiliar em um processo como esse.