Carregando...

Apoie o paciente com câncer

22/01/2019

Apoie o paciente com câncer

A descoberta do câncer pode pegar qualquer pessoa de surpresa, sendo algo de difícil aceitação não apenas para o paciente, mas também para quem faz parte do seu convívio. Sendo assim, o apoio durante o tratamento é essencial por se tratar de uma experiência nova e, muitas vezes, reclusa de debate entre as pessoas. 

Mesmo com o impacto da notícia, é importante manter a calma, principalmente próximo do paciente, sendo ele amigo ou familiar, pois o apoio durante esse momento é um dos suportes necessários para a recuperação. Durante esse processo, algumas mudanças e adaptações irão acontecer, por isso é bom se fazer presente caso o paciente precise, e ele vai precisar, de ajuda para realizar determinadas tarefas. Se não tiver nada de imediato que possa fazer, faça-se disponível para auxiliar no que for necessário, mostre-se preocupado.

É comum que o paciente se sinta como um “fardo”, por esse motivo, coloque-se a disposição para ouvir ou até mesmo respeitar o silencio do paciente para que haja um bom desempenho do paciente. O mais importante é fazer com que o paciente não se sinta sozinho, diga sempre que estará ao lado da pessoa e que enfrentarão juntos essa situação.