Carregando...

Câncer e trabalho: quais as adaptações necessárias?

08/01/2019

Câncer e trabalho: quais as adaptações necessárias?

O câncer é uma doença que afeta totalmente a vida do paciente, seja pessoal ou profissional. Nesse momento, é importante avaliar a importância do trabalho. Pois, mesmo com o avanço da medicina, que tem em foco a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, os pacientes já podem optar por continuar ou não trabalhando durante o tratamento.

Existem casos, em que o paciente opta por continuar trabalhando devido as questões financeiras, outros preferem continuar no trabalho apenas pelo fato de se sentirem bem com a rotina. Porém, em outros casos, devido a indisponibilidade física, alguns pacientes acabam afastando-se temporariamente do trabalho. Essas decisões variam muito de cada paciente, pois cada caso é um caso. Mas, independente da decisão tomada, é importante se manter ciente de que mudanças serão necessárias.

Durante o tratamento de quimioterapia, terão dias em que o paciente se sentirá mais disposto e outros nem tanto. Os efeitos colaterais do tratamento existem e necessitam de descanso. Sendo aconselhável o dialogo entre o chefe e os companheiros de trabalho sobre o câncer, pois dessa forma eles poderão ajudar a enfrentar essa fase. Por mais que seja difícil falar sobre o assunto em seu ambiente de trabalho, é necessário tomar a atitude que lhe deixe mais confortável e à vontade.

 Mas lembre-se, estamos falando de uma fase onde pedir e saber aceitar ajuda são fundamentais para avanço no tratamento.