Carregando...

Você sabe quais são os tipos de câncer de pele?

20/12/2018

Você sabe quais são os tipos de câncer de pele?

Apesar de estarmos falando a respeito de um único órgão, o maior do corpo humano, a pele pode apresentar diferentes tipos de câncer, sendo eles: não melanoma e melanoma.

O câncer de pele não melanoma é evidenciado por dois tipos: carcinoma basocelular e carcinoma de células epinocelulares.

Basocelular: esse tipo é mais frequente e pouco agressivo a pele, surgindo em regiões mais expostas ao sol. Suas principais características são os nódulos, pele avermelhada, feridas que não cicatrizam e sangram. Esse tipo de patologia costuma crescer lentamente.

Epinocelulares: além da exposição solar, outros fatores ajudam para o surgimento da doença, como: pele clara, inflamações crônicas na pele, feridas, cicatrizes, queimaduras, baixa imunidade e exposição a agentes químicos. Este tipo de câncer é mais comum entre os homens.

Câncer de pele melanoma é mais agressivo a pele, derivando outras formas de câncer como: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral.

Extensivo superficial: Manifesta-se em diversas partes do corpo, com maiores chances de ocorrer no tronco e nas pernas. Apresenta formato e coloração plano e irregular, sendo comum em pessoas de pele clara.

Nodular: Sinal elevado de cor preta ou avermelhada.

Lentigo maligno: mais comum em idosos, principalmente nas regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol, manifesta-se de forma plana com aspectos amarronzados.

Lentiginoso acral: esse subtipo é menos comum, aparecendo nas palmas das mãos, sola dos pés e embaixo das unhas.

Por mais que estejamos falando de um único órgão, cada tipo de câncer possui células diferentes e tratamentos diferentes.

Qualquer suspeita não excite em procurar um profissional!