Carregando...

Centro de Oncolocologia em Ponta Grossa.

Câncer de Pele e Medidas Preventivas

05/01/2018

Câncer de Pele e Medidas Preventivas

A pele é o maior órgão do corpo humano , possui várias funções, tendo como principal a de regulação da temperatura corporal  e proteção contra agentes externos , como luz do sol e calor, agentes infecciosos e químicos. Por estes motivos , este órgão , torna-se mais suscetível ao surgimento de tumores.

O câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Sendo que a exposição excessiva aos raios solares, mesmo durante o inverno e sem proteção pode aumentar e muito a probabilidade de desenvolver esta doença. Fatores genéticos também são importantes . Pessoas que possuem casos de câncer de pele na família devem ficar atentas e tomar mais cuidados ao se expor ao sol.

Os mais comuns e felizmente menos agressivos são os carcinomas basocelulares e epidermóides que correspondem a mais de 90% dos casos e atingem pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares , ou com doenças cutâneas prévias, como cicatrizes de queimaduras . São encontrados frequentemente nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol como o rosto , pescoço e tronco .

O terceiro tipo é chamado de melanoma, detectado em 4% dos pacientes , que apesar de menos frequente, são mais graves pelo risco de desenvolvimento de metástases.

O efeito dos raios solares sobre a pele é cumulativo, o responsável por este efeito na sua pele é  o sol que você “tomou” desde criança e não apenas o do ultimo verão. Por isso é necessário ficar de olho no seu tipo de pele e proteger-se sempre .

Medidas preventivas como uso de Filtros solares (mínimo FPS 15), vestimentas adequadas, evitar horários de “pico”, das 10 h as 16h, além do auto –exame são extremamente eficazes. Observe manchas que coçam, descamam ou sangram , feridas que não cicatrizam e/ou pintas que mudam de tamanho , forma ou cor e procure um especialista para uma melhor avaliação. O câncer de pele possui altas taxas de cura , desde que detectado e tratado precocemente.





Dr Ricardo Aurichio –CRM 25806
Médico Cancerologista Cirúrgico
Membro Titular da International Hepato Bilio-Pancreatic Association 
Preceptor de residência médica no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa
Preceptor de Residência Médica no Hospital Santa Casa de Curitiba

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.