Carregando...

Centro de Oncolocologia em Ponta Grossa.

ESTOU COM CÂNCER, E AGORA?

05/09/2018

ESTOU COM CÂNCER, E AGORA?

Receber um diagnóstico de câncer provoca muitas mudanças, não só em sua vida, na vida da sua família e amigos também. São muitos sentimentos para administrar e muitas perguntas a serem feitas. No inicio talvez você precise um de tempo para se ajustar ao fato de estar com câncer, é importante que você busque apoio em seus amigos e familiares nesse momento para se sentir mais confiante e forte para passar por essa fase tão difícil. Cada um tem seu tempo para a aceitação do diagnóstico de câncer. Com o passar dos dias você irá encontrar maneiras diferentes para seguir com sua vida.

Pesquise o máximo que puder sobre seu tipo de câncer e tratamentos. Geralmente as pessoas tem medo daquilo que não conhecem, por isso a importância de buscar o máximo de informações possíveis, quem sabe assim você fique tranquilo(a) e forte para enfrentar o tratamento. Procure não guardar seus sentimentos só para você, compartilhe o que você sente com amigos ou familiares é importante também buscar acompanhamento psicológico.

Busque se cuidar. Não apenas fazer o tratamento corretamente, cuide de você como um todo. Tire um tempo para fazer as coisas que gosta, ler algum livro, assistir series do Netflix, fazer receitas dos vídeos do YouTube, sair com os amigos ou qualquer outra atividade que você goste. Não deixe que a doença tire seu prazer de viver esses momentos.

Se exercite. É comum que no inicio você não consiga praticar exercícios ou se canse deles facilmente e acabe desistindo. Mas não deixe isso te abater, dê significado para isso. Quando damos um significado para algo fica mais fácil persistir. Não se limite apenas em academia, quem sabe uma aula de dança seja melhor para você ou até mesmo futebol com os amigos e jogar vôlei na praça do seu bairro.

Procure conversar com pessoas que passaram pelo mesmo que você. Caso não conheça ninguém próximo procure depoimentos de pessoas que também foram diagnosticadas. Isso irá te ajudar a entender mais sobre como será sua jornada na luta contra o câncer. Também converse sempre com seu médico e tire todas as suas dúvidas e ele irá te tranquilizar.

Saiba que não será fácil sua trajetória após seu diagnóstico, mas que você não está sozinho. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.