Carregando...

Centro de Oncolocologia em Ponta Grossa.

Novembro Azul serve de alerta!

06/11/2018

Novembro Azul serve de alerta!

O mês de novembro é marcado pela campanha de prevenção e conscientização ao câncer de próstata, o chamado Novembro Azul. Mas você sabe o porquê desse movimento ter tanta importância? 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, em todas as regiões do Brasil (perdendo apenas para o câncer de pele). Em 2018, estima-se quase 69 mil novos casos de câncer de próstata no país, correspondendo a cerca de 67 casos a cada 100 mil homens. 

Em decorrência a esses números, em 2003 foi criada a campanha Novembro Azul, que organiza ações durante o mês, visando conscientizar sobre o câncer de próstata, os benefícios do diagnóstico precoce, a carência da população masculina em adotar hábitos mais saudáveis, a importância das consultas e exames periódicos, e a disseminação do preconceito e a resistência dos homens aos cuidados com a saúde. 

Para o diagnóstico inicial da doença é feito através de dois exames complementares: exame físico (de toque) e o exame PSA. Após os 60 anos esse exame deve ser realizado anualmente, para monitorar a saúde e detectar o problema ainda no início. 

Lembre-se: a saúde deve ficar sempre em primeiro lugar!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.