Carregando...

Centro de Oncolocologia em Ponta Grossa.

O que é Câncer Gástrico Difuso Hereditário?

23/10/2018

O que é Câncer Gástrico Difuso Hereditário?

O Câncer Gástrico Difuso Hereditário (CGDH) representa menos de 10% dos tumores do estômago, trata-se de síndrome secundária a mutações no gene CDH1 (gene da E-caderina). A maior parte dos pacientes herda a mutação de um dos pais, mas é possível que o familiar que transmitiu a mutação não tenha desenvolvido câncer gástrico.

Os indivíduos de famílias com câncer gástrico difuso hereditário têm risco de desenvolvimento de câncer de estômago antes dos 40 anos. Para os portadores da mutação, estima-se que o risco acumulativo aos 80 anos seja da ordem de 67% para os homens e 83% para as mulheres. É interessante ressaltar a associação com outros tipos câncer como o de mama do tipo lobular e colorretal.

Quanto ao tratamento cirúrgico do câncer gástrico hereditário ou não, a laparoscopia tem demonstrado resultados oncológicos semelhantes à abordagem laparotomia, além de menor morbidade, com os pacientes retornando mais precocemente a suas atividades laborais

 

Dr Ricardo Aurichio –CRM 25806

Médico Cancerologista Cirúrgico

Membro Titular da International Hepato Bilio-Pancreatic Association 

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Preceptor de residência médica no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.