Carregando...

Centro de Oncolocologia em Ponta Grossa.

Saiba mais sobre tumores Hepáticos

22/06/2018

Saiba mais sobre tumores Hepáticos

Tumores Hepáticos

O fígado é um órgão de localização intra-abdominal, funcionando com uma glândula com várias funções vitais no organismo. Por ser um órgão de vascularização peculiar é um local comum de metástases de muitos órgãos, como o pulmão, mama, cólon (intestino grosso) e reto.    As células malignas se desprendem do câncer primário, entram na corrente sanguínea ou pelos canais linfáticos, viajam ao fígado e crescem de maneira independente. Provavelmente, o fígado fornece um ambiente favorável ao desenvolvimento dessas células.

 As Metástases hepáticas de origem colorretais são os tumores do fígado mais frequentes, presentes no diagnóstico em 25% dos casos (lesões sincrônicas) e desenvolvem-se durante o seguimento do paciente em aproximadamente 50% (lesões metacrônicas), principalmente nos 3 primeiros anos de acompanhamento.

Tumor primário do fígado (câncer hepatocelular), câncer dos ductos biliares intra-hepáticos (colangiocarcinoma), são doenças que ocorrem quando o tumor se origina do fígado e não se espalharam a partir de outro órgão. Geralmente desenvolve-se em pacientes cirróticos no caso do câncer hepatocelular.  

Frequentemente, pacientes com tumores no fígado são assintomáticos (não apresentam sintomas). O diagnóstico é realizado durante exames de rotina pós tratamento de algum tipo de câncer ou como achado de exames de imagem no tratamento de outras doenças.

 O objetivo de todo o tratamento é eliminar o câncer por completo, única possibilidade de cura. Os tratamentos disponíveis para o câncer de fígado incluem: cirurgia convencional e laparoscópica ,alcoolização, ablação por radiofrequência, quimioembolização, criocirurgia, radioterapia, quimioterapia e transplante de fígado e em casos selecionados terapias combinadas. Por isso o tratamento deve ser individualizado.

Tratamentos para o câncer no fígado dependem da extensão da doença, assim como a sua idade, saúde geral e experiência do profissional. Discuta todas as opções de tratamento com profissional habilitado.

 

Dr Ricardo Aurichio

Cirurgia Oncológica

Membro Titular International Hepato Bileo Pancreatic Association

 


 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.